NOTÍCIAS

Quem Deverá Suceder o Papa Francisco? Saiba Tudo!

Nesta madrugada de segunda-feira, 21 de abril, o mundo perdeu uma das maiores autoridades católicas de todos os tempos, o Papa Francisco, que faleceu no Vaticano logo após sua última aparição em público, no domingo de páscoa. O Papa Francisco certamente será lembrado como o Papa da inclusão, da humanidade e da tolerância, o que tem um significado muito forte, frente ao mundo caótico em que vivemos.

A expectativa agora é saber quem será o novo Papa e se ele terá o mesmo senso de humanidade e o mesmo carisma que conquistou católicos e simpatizantes pelo mundo todo. Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica agora se vê diante do processo de escolha de seu novo líder, num ritual conhecido como conclave. O Colégio Cardinalício, composto por cardeais de todo o mundo, é o responsável por eleger esse sucessor, que assumirá o papel de orientar a Igreja em uma época de grandes desafios globais.

Anúncio

Alguns nomes já surgem como possíveis sucessores de Francisco. Nomes como o do Cardeal Pietro Parolin, nascido em 1955 em Schiavon, Itália, é o atual secretário de Estado do Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013. Diplomata experiente, Parolin ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1986, aos 31 anos, e serviu em países como Nigéria, Venezuela e México, além de atuar em negociações sensíveis envolvendo China, Vietnã e Oriente Médio.

Outro nome cogitado é o do Cardeal Matteo Zuppi, nascido em 1955, em Roma, é arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019. Conhecido por sua postura progressista e proximidade com o Pontífice, Zuppi é presidente da Conferência Episcopal Italiana e membro da Comunidade de Sant’Egidio, um movimento católico dedicado à paz e ao diálogo inter-religioso. Também foi o enviado especial do Papa para o conflito na Ucrânia, tendo visitado Kiev, Moscou, Washington e Pequim nessa função.

Um terceiro nome que aparece na linha de escolha é a do Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Nascido em 1965, em Cologno al Serio, na Itália, Pizzaballa é o Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos. Embora mantenha laços estreitos com líderes judeus, também tem sido um defensor vocal dos palestinos durante o conflito em Gaza, tendo visitado o enclave no final do ano passado.

Anúncio

O Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, primeiro cardeal da Amazônia brasileira, nomeado em 2022, nomeado bispo em 2005 pelo Papa João Paulo II e tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020, e o Cardeal Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador, com passagens por Brasília e Teresina, nomeado cardeal em 2016 e membro do Conselho de Cardeais desde 2023 e especialista em Teologia Moral, estão entre os brasileiros que podem concorrer.

Essa lista segue com vários nomes de peso e a escolha deve acontecer entre o 15º e o 20º dia após a morte, os cardeais com menos de 80 anos se reúnem no Vaticano para dar início ao conclave. Atualmente, cerca de 120 cardeais estão aptos a votar, entre os 252 membros do colégio cardinalício espalhados pelo mundo.

Anúncio

Popular

Exit mobile version