Não é de hoje que várias celebridades vem a público em suas redes sociais para denunciar anúncios usando suas imagens sem autorização e, na maioria das vezes, o anúncio está relacionado a golpes nas redes sociais. O assunto é sério e tem ocorrido com uma frequência maior nos últimos meses, com Inteligência Artificial.
A vítima da vez foi a apresentadora Luciana Gimenez, que está sendo vítima desse crime virtual e foi a delegacia registrar um boletim de ocorrência para tentar resolver a situação. Segundo a apresentadora, uma conta no Instagram está usando a imagem e a voz da apresentadora, em vídeo feito através da I.A, para divulgar descontos de roupas, acessórios e calçados da marca de luxo Prada.
Mas a apresentadora não tem nenhum vínculo com o perfil e nunca gravou tais conteúdos e, portanto, tudo não passa de um grande golpe. O perfil fraudulento se chama “”Outlet Brazil” e comercializa produtos que não existem, além de usar, sem ter os direitos de imagem, vídeos e fotos de Luciana.
O boletim de ocorrência foi registrado por Luciana, no último domingo, 25 de agosto, onde foi informada a prática do crime de estelionato. A gata já acionou seus advogados, que estão tomando todas as medidas jurídicas cabíveis e ainda têm tentado contato com a Meta, empresa responsável pelas redes sociais Instagram e Facebook, para que tomem uma decisão, já que várias outras pessoas foram vítimas do mesmo golpe.
“A tecnologia, quando bem usada, pode levar a humanidade a evolução, mas pessoas de mal caráter têm usado a inteligência artificial para praticar crimes, onde minha imagem e voz, com áudio criado por I.A falam de promoções e bazar, de uma marca de luxo, que não estão acontecendo. Não acreditem, é um golpe!”, declarou Luciana.
“Essas pessoas são criminosas e eu, junto ao meu corpo jurídico, estamos tomando as medidas legais. Conto com a ajuda da Meta para tirar essas publicações do ar”, finalizou.
Alarmante e muito preocupante essa prática de crime usando a inteligência artificial!