Vamos começar fazendo uma pequena retrospectiva sobre Elize Matsunaga. Atualmente Elize, hoje com 42 anos, está cumprindo em liberdade o restante da pena pelo assassinato do marido e trabalha como motorista de aplicativos em Franca, interior de São Paulo. Elize se mudou para a cidade depois de deixar a penitenciária feminina de Tremembé, em 2022, após progredir para o regime aberto. Na ocasião, ela havia completado dez anos na prisão. Elize foi condenada a 19 anos e 11 meses por assassinar o marido, o empresário Marcos Kitano Matsunaga e esquartejar o corpo.
Depois que conquistou a liberdade condicional, Elize precisou da ajuda fundamental de uma figura bastante popular na cidade, uma socialite com quem dividiu cela durante os últimos meses na Penitenciaria de Tremembé, no interior. A mulher que frequentava a alta sociedade local, importante destacar, também é uma ex-advogada. Ela perdeu seu registro após envolvimento em um esquema de facção, contudo, foi a peça-chave para Elize no círculo social da cidade.
Segundo informações, consta que Elize, em determinado momento da amizade, questionou a então advogada sobre opções de moradia, revelando planos de recomeçar a vida ao sair, já que a data se aproximava. A ex-advogada, então, foi quem sugeriu que ela fosse morar em Franca, destacando seu potencial econômico e ambiente favorável.
Dessa forma Elize conseguiu comprar um apartamento num bairro planejado da cidade, avaliado entre R$ 300 mil e R$ 500 mil. No entanto, a chegada da mulher que matou e esquartejou o marido, provocou resistência e revolta dos moradores, que chegaram a depredar a área externa do imóvel. Elize, por sua vez, foi embora para um bairro mais simples.
Elize procurou trabalho como motorista de aplicativo e chegou a atuar na Maxin. A empresa passou a ser bombardeada com péssimas avaliações e comentários que questionavam o motivo de não informarem a Justiça pela aprovação e contratação de uma assassina em liberdade condicional.
Atualmente, apesar das tentativas de manter uma vida discreta, Elize é uma figura bastante comentada na cidade, e muitas de suas atividades cotidianas repercutem entre os moradores. A relação entre Elize e o atual namorado, Wilson, morador local, foi construída e se mantém neste cenário e, inclusive, foi a ex-advogada quem os apresentou.